Essa semana andei lendo uma revistinha da Superinteressante da coleção “100 respostas”. O assunto? Rock! Editor responsável? Gabriel Pillar Grossi. Separei algumas curiosidades dessa revistinha pra compartilhar com vocês:
- (We’re Gonna) Rock Around the Clock de Bill Haley & His Comets foi o primeiro rock’n’roll a atingir o topo das paradas, sendo no ano de 1955 na parada pop da revista “Billboard”.
- Elvis nunca se apresentou fora dos EUA porque seu empresário era um imigrante holandês clandestino. Dá pra acreditar?
- The Beatles (mais conhecido como White Album - 1968) foi o disco mais vendido dos Beatles, alcançando a marca de 19 milhões de cópias só nos Estados Unidos. A marca mundial pode variar entre 30 e 40 milhões.
- Em abril de 1964, os Beatles ocupavam as 5 primeiras posições da parada de compactos nos EUA, além das 2 primeiras na parada de álbuns.
- Hot Rocks, coletânea dos Rolling Stones lançada em 1972, foi o disco mais vendido da banda, sendo 12 milhões de cópias em território americano.
- Keith Richard, guitarrista dos Stones, não utiliza a sexta corda da sua guitarra, o famoso “Mizão”.
- O Led Zeppelin possui ao menos três canções inspiradas na saga do “Senhor dos Anéis”, citando eventos, locais e personagens do mesmo. São elas: Ramble On, Misty Mountain Hop e Battle of Evermore.
- O punk nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente no ano de 1974 no clube CBGB, com bandas como Ramones e Television, e só depois foi levado para a Inglaterra por Malcolm McLaren, futuro empresário dos Sex Pistols.
- A música mais longa de rock progressivo pertence a Mike Oldfield. Trata-se de Amarok (1990), com a duração de 60m4s. É mole?
- O disco mais vendido do U2 foi The Joshua Tree (1987) com 10 milhões de álbuns nos EUA.
- O Pearl Jam já vendeu mais discos do que o Nirvana. Até 1994 o Pearl Jam lançou 3 álbuns que já venderam até hoje 24 milhões de cópias. Até o mesmo ano, o Nirvana lançou 5 títulos, vendendo um total de 22 milhões de álbuns.
- Os álbuns da nova geração que já estão nas listas de clássicos de importantes fontes de pesquisa, como o inglês “New Musical Express” e o americano “Rolling Stone”, são Is This It (2001) do Strokes, Elephant (2003) do White Stripes, e A Rush of Blood to the Head (2002) do Coldplay.
- O primeiro grande artista internacional que se apresentou no Brasil foi Carlos Santana, em 1971, seguido por Alice Cooper em 1974.
Tem mais um monte de coisas interessantes, mas fica pra outra oportunidade.
No player: Led Zeppelin III (1970)
Nenhum comentário:
Postar um comentário